Calendário DIY
Bomba d´agua movida a energia solar
paulista.foto
Pontos:  9
Desde:  16/03/2011
Finalizado
Nível intermediário
x 1
Favoritado
Em:  15/03/2011   ( 16/03/2011 )
Atribuição. Permite o uso comercial. Permite projetos derivados.
Estrela cheiaEstrela metade cheia
0
1
2
3
4
5
projeto de uma bomba d´agua movida a energia solar.
1
Projeto Completo

PROJETO “CASA-ESCOLAECOLOGICAMENTE INTELIGENTE”

SUBPROJETO BOMBA D’ÁGUAMOVIDA A ENERGIA SOLAR

 

Alunos: Samila Benevente Silva, Wallace LopesRocha e Vinícius Bonifácio Monteiro Rafael

Orientador: Douglas Pires Barroso
Co-orientador: Jorge Luiz São Paulo dos santos
Escola Estadual de Ensino Fundamental Visconde deMauá
Rua João Vicente, 1775 – Marechal Hermes – Rio deJaneiro.
Cep: 21.340-021 – tel.: 2332-1054
e-mail: paulista.foto@gmail.com

Introdução

            Dentro dos paradigmas da modernidade, o racionalismo antropocêntricotem se tornado um problema de gravíssima relevância para o equilíbrio doplaneta. Buscar formas alternativas de consumo, de produção e de relação serhumano / natureza, tornou-se uma necessidade imperativa contemporânea, sendoassim, criamos um centro de pesquisa interdisciplinar no qual são discutidos,com os alunos, os problemas sociais, éticos, políticos e econômicos da relaçãoser humano X meio ambiente.

Objetivos

            Construçãode uma casa ecológica, feita com materiais reaproveitados, onde serádesenvolvido um mini-centro de pesquisa, que serviráde ponto de partida para as discussões de fundo ambiental e, a partir delas, oaluno será incentivado a procurar soluções ambientais e construir projetostecnológicos.

Metodologia

            Desmembramentode partes da casa (começamos pela construção do banheiro), onde será aplicadaas soluções encontradas para a diminuição do impacto ambiental, através do desenvolvimento de váriaslinhas de conhecimento, com a elaboração de sub-projetos, concomitantemente comessas linhas de conhecimento, e participação em oficinas desenvolvidas eacompanhadas pelos professores. Essas oficinas são realizadas contra-turno,possibilitando ao aluno uma participação maior e, a partir delas, sãodiscutidas as teorias e propostas de soluções ambientais e tecnológicas queserão aplicadas na casa empiricamente, na construção do protótipo ou maquete.

 Resultados Alcançados

            Oprojeto conseguiu envolver cerca de 60% dos alunos da escola (nos três turnos) através daparticipação nas oficinas teórico-práticas. Na realidade, essas oficinas decriação acabaram transformando-se num grande pólo de incentivo à pesquisaacadêmica para os alunos, ainda no fundamental, resultando num fórum edescoberta de soluções (onde foram selecionados três alunos com as melhorespropostas) viáveis para a diminuição do impacto ambiental que serãoapresentadas a partir da construção da bomba d'água com sistema de alimentaçãosolar.

 Conclusões

            Oaluno tem que estar capacitado para realizar uma análise crítica, através deuma participação ativa e responsável, pois cada um de nós pode contribuir comuma parcela de conhecimento e atitudes, para atenuar os danos que estão sendocausados ao nosso planeta, já há muito tempo, portanto, a Educação Ambientaldeve ter um espaço no âmbito escolar para o seu pleno desenvolvimento, sendoassim, acreditamos que a intervenção iniciada darábons frutos no futuro próximo, visto que o envolvimento dos alunos acabou poracelerar as discussões e elaborações de projetos de cunho ambiental. 

 

Comentários:
marbreu
29/12/2013 às 13:27
Vç teria + detalhes sobre este projeto tipo como funciona material aplicado....